Etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio tem como finalidade:
a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
a formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico;
a preparação básica para o mundo do trabalho de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação e aperfeiçoamentos posteriores;
a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática;
a promoção de ações referentes à Educação em Direitos Humanos;
a educação inclusiva que identifique as necessidades de organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam acesso, permanência e sucesso do estudante na instituição;
transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes;
a formação que possibilite ao aluno, no final do curso, compreender o mundo em que vive em sua complexidade, para que possa nele atuar com vistas à sua transformação;
ressignificação dos tempos e espaços da instituição de ensino, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.
Ao final do Novo Ensino Médio, os estudantes devem:
ter compreensão do saber enquanto valor sócio-histórico;
formular e resolver problemas com base nos conhecimentos das diferentes áreas;
utilizar as linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital para aprofundamento dos saberes;
desenvolver uma postura crítica em relação à estratégia e sobrevivência;
acompanhar as dinâmicas das mudanças na sociedade contemporânea;
ter um projeto de vida;
possuir capacidade para mobilizar conhecimentos, habilidades atitudes e valores de forma integrada;
Informações Gerais
Organização Curricular
Carga Horária Total do Curso: 3000h (3320 h/a)
Regime de Funcionamento: presencial – sendo ofertado no período diurno, de 2ª a 6ª feira, em 3 anos.