A peça escolhida pelos próprios alunos, marca um novo capítulo no teatro escolar, unindo atuação, dança e canto em um espetáculo
Foto: Gabriel Ramos de Lima
O ano começou com muito trabalho no teatro do Colégio Sant’Ana. O processo envolveu a seleção dos alunos, ensinamentos sobre performance, formação de grupo, confiança e amizade, até chegar ao estudo do roteiro. Desta vez, a peça escolhida foi “Descendentes”, uma sugestão dos próprios alunos, que trouxe desafios e aprendizados tanto para os alunos do teatro como para o professor e diretor de teatro Renan Simionato.
O roteiro escrito por Renan, contava com mais de 50 páginas, exigindo dos alunos mais compromisso e também uma maior compreensão dos personagens. A turma de 50 alunos foi dividida em dois grupos: 25 se apresentaram na terça-feira, dia 19, e os outros 25 na quinta-feira passada, dia 21. Ambas as apresentações emocionaram pais, professores e convidados, deixando todos encantados com o talento e a dedicação dos estudantes.
O diretor de teatro Renan Simionato compartilha como foi assistir ao crescimento artístico dos estudantes. Ele, que mergulhou nos quatro filmes da franquia Descendentes para adaptar o roteiro, manteve a base do primeiro filme, mas incluiu toques próprios para atender à sua grande turma.
A história, que mistura filhos dos heróis e vilões da Disney em uma escola, foi interpretada com bastante dedicação pelos alunos. “Eles deram vida de uma forma espetacular, superaram minhas expectativas”, disse Renan. Ele destacou a atuação da aluna Carolina, que interpretou a Mal na turma que se apresentou na terça-feira, dia 19. “Ela deu um show!”. Foi a primeira vez que ela atuou e cantou em público, emocionando a todos, conta o professor.
Renan conta que busca sempre incentivar os alunos a explorarem o universo artístico. “Ela cantou com tanta emoção que não teve como não sentir tudo aquilo que ela transmitiu”, disse o diretor de teatro.
A força do teatro no Colégio Sant’Ana
O teatro no Colégio Sant’Ana é aberto a alunos do 3º ano do ensino fundamental ao ensino médio, como atividade extracurricular. Além de proporcionar momentos de aprendizado e diversão, o teatro tem recebido grande apoio dos pais e excelente recepção do público.
As apresentações atraem entre 300 e 500 pessoas, uma média alta para o colégio. Segundo Renan, o apoio da escola, incluindo investimentos em iluminação e estrutura, tem feito o teatro crescer ano após ano. “O teatro no Colégio Sant’Ana veio para ficar e marcar essa época”, relata.